26.10.05

A cedilha do bolo

Ontem cometi um erro grave. Vergonhoso. Um atentado. À língua portuguesa, coitada. Passei um email que começava gloriosamente assim: "Com licensa". Com LICENÇA que eu já cheguei fazendo merda, rs. Uma amiga veio me perguntar o que deu em mim pra escrever licensa com "S". Bem, sem querer justificar o mico, mas... acho que tenho lido muito na internet, que é um festival de português errado, abreviações e dialeto dos miguxos. Além dos textos em inglês - correto ou não. "Licensa" me parece ter vindo do inglês "license". Bizarro isso, não sou de cair nesses erros assim... ultimamamente tenho cometido essas coisas. Ou me pego pensando na grafia correta de uma palavra simples, com uma dúvida ortográfica que não existia. Nunca fui CDF de gramática, nunca soube as regrinhas e na escola (cof,cof!) quando me perguntavam como eu sabia escrever direitinho, eu concluía que era porque estava sempre lendo. Lendo em português correto, bem entendido. Creio que estamos cada vez mais assimilando rápido, tanto o certo quanto o errado - mais uma das "pegadinhas" da internet. Vou deixar uma gramática ao lado do computador. E com LICENÇA que eu vou ler um LIVRO em bom português.