25.10.05

Não somos todos idiotas, oh compatriotas!

Já vieram me perguntar se eu acho que todo mundo que votou no "não" é um idiota, pato e fascistóide. Ora, é claro que não. Sei que muita gente votou no "não" como sinônimo de "foda-se o governo e esta porra deste referendo mala". Meus sinceros respeitos a estes, embora ache isso um tanto irresponsável e precipitado - quem pensa assim deveria votar NULO ou ter ficado em casa enchendo a cara.

Meus sinceros respeitos também a quem ouviu um trechinho do Xaxim no meio da rua indo pro trabalho, ou nem nem ouviu... só leu a respeito. E acreditou. Normal, acontece. A realidade às vezes é tão absurda que a caricatura convence. Mas também meus sinceros votos de "fodam-se e morram com um tiro de arma legalizada no meio dos cornos" aos que divulgaram uma piada como se fosse verídica para defender o "não", aos que insistiram nisso mesmo quando se provou que era falso, aos que bolaram emails vergonhosos. E meus votos de "aprendam a pensar e pesquisar antes de repassar lixo, porra!" a todos que encheram o saco de milhares de pessoas com emails de conteúdo mentiroso que instigavam a paranóia, sem nem buscar conferir se aquelas informações eram verdadeiras: e não eram. E não são, e continuarão a não ser. Parabéns por colaborarem com a cagada. Mas idiota MESMO é quem insiste que estava certo, pra não pagar de idiota. Pra não admitir o erro, há quem reafirme o erro, errando ao quadrado. Há quem propague o erro, errando ao cubo. É a hybris deliberada, um fenômeno difícil de compreender. Porque é muito idiota, vai.

Já vieram me perguntar também se agora eu é que não estou meio paranóica: sim, claro que estou. Ora, a paranóia venceu, não é mesmo? O que pensar disso? Que deve dar merda. Pode não dar, mas sinto um cheirinho, viu... tá no ar. Continuo a achar que é grave que o discurso do medo e da falsa informação tenham vencido. Se tivesse vencido o "não" por uma margem pequena, foda-se, nada ia mudar. Se o "sim" tivesse vencido por pouco, no fim das contas pouca coisa ia mudar. Mas a goleada de um ou de outro não é um bom sinal. Principalmente a goleada de quem acreditou num discurso falso e a favor das armas. É uma declaração de "vivemos com medo e acreditamos em qualquer coisa, somos alvo fácil, aaai, eu tenho medo, minha gente!". Parabéns, compatriotas. Continuem arriando as calças com uma arma na mão que assim vamos bem! Depois, não consegue nem correr, porque a calça tá arriada, iiiih, olha lá!

Também continuo a achar que fazer uma campanha do sim superficial e festivazinha foi idiota. Continuo a me achar idiota por só ter me dado ao trabalho de pensar seriamente na questão uns três dias antes. Me acho idiota também por outros motivos, mas isso não vem ao caso. Ou seja: não somos todos uns idiotas! Mas somos. Mais idiota é quem nega. O Xaxim não é idiota.

Em homenagem, recomendo "Os Idiotas", do Lars Von Trier, "Os idiotas mesmo" e todo o humor do Alan Sieber.
Recomendo também:

Um festival do caralho

Um vídeo do caralho (only for freaks)
Ver gente do psy trance fritando na boca do palhaço

E tenhamos uma boa semana, com nariz de palhaço na cara pra comemorar melhor. E não há nada a comemorar.